Essa é Sandra


Ela tinha 12 anos, quando participou de um campeonato. Lá, descobriram seu talento e aos 14 anos lançou seu primeiro single. Dois anos depois, ela se torna líder da girl-band, de enorme sucesso, Arabesque e lá conheceu um rapaz que a transformou nessa grande estrela que estamos falando hoje.

 

Seu nome é Sandra, nasceu em Saarbrucken, Alemanha. Sua infância foi bem simples, ao lado de seu irmão Gaston que era muito especial a ela. Em 1974, aos 12 anos, ela participou de um campeonato musical, despertando a atenção dos produtores musicais que estavam lá. Não demorou muito para assinar seu primeiro contrato, lançar seu primeiro single: “Andy Mein Frieund” (traduzindo: Meu Amigo Andy), que falava a história de um cãozinho muito especial para ela. A canção teve uma boa divulgação lá, na Alemanha, onde a gravadora, em parceria com uma marca de rações, distribuíram o single.

 

Dois anos depois, a girlband Arabesque é lançada com enorme sucesso na Alemanha e no Japão. Mas o produtor decidiu mudar a formação. Assim, Sandra e Jasmin entraram no grupo, para completar a nova formação ao lado de Michaela Rose, a única integrante que foi mantida no grupo. O sucesso ainda era tamanho, com vários singles lançados como “Midnight Dancer” (1980), “Why No Reply?” (1982/83), e “Sunrise In You Eyes” (1983). Durante esses anos como líder do grupo, conheceu Michael, que é exatamente 5 anos mais velho que ela. Ele compunha canções e até mesmo tocava teclado para várias bandas (entre elas o Boney M e o Moti Special). Em 1981, começou uma história de amor, que durou décadas(!), os pombinhos partiram então para Munique com a família dela.

 

Não demorou muito tempo para que ela saísse do grupo e (re)começasse uma carreira solo, com o single “Japan Ist Weit” (Japão é Tão Eterno), de 1984. A versão cover de "Big In Japan", do Alphaville, foi uma forma dela agradecer o carinho dos fãs na terra do sol nascente. Mas este single rendeu apenas uma 17ª posição na Alemanha. Enquanto isso, Jasmin e Michaela formaram o Rouge (que por coincidência tem o mesmo nome da girlband brasileira formada em um reality show). “Hold On”, o primeiro single da dupla é lançado alguns meses depois de “Japan Ist Weit”, mas também não tiveram uma boa posição nas paradas alemãs. Michael, por sua vez, lançou “Samurai”. Este single rendeu boas posições nas paradas europeias.

 

O ano de 1985 rendeu uma surpresa a Sandra: em junho daquele ano, lançou “(I’ll Never Be) Maria Magdalena”. O single rendeu a primeira posição em quase toda a Europa, mas também conquistou o coração dos Egípcios, dos Soviéticos, dos Japoneses e dos Brasileiros. Por aqui, a canção foi trilha da novela “Selva de Pedra” (Globo - 1985). Sandra ganhou o título de “Madonna Europeia”, pois ela foi comparada com a própria Madonna. Na época, a disputa pelo 1º lugar nas hit-parades eram entre elas. Tudo bem que Madonna recebeu o título de Rainha do Pop, mas Sandra simplesmente surpreendeu a todos.

 

Meses depois, é lançado “In The Heat Of The Night”, outro grande sucesso, assim como o álbum “The Long Play”, um dos mais esperados daquele ano.

 

Ao lado de amigos, Michael compôs para ela canções ao seu 1º álbum (The Long Play, ‘85). Entre elas, estava "In The Heat of The Night" e "Little Girl", que mais tarde seriam lançadas respectivamente como singles. Até mesmo alcançando as 1ªs colocações em diversos países. No ano seguinte, Sandra partia para estudar em uma escola de música em Londres, por seis meses, enquanto Michael e sua banda preparava Mirrors, seu 2º álbum que começa com de uma forma impactante com "The Second Day" e "Don’t Cry (The Breakup Of The World)". Por sua vez, "Don’t Cry" foi composta falando do acidente nuclear de Chernobyl (Ucrânia). Porém, Mirrors tivera musicas animadas como "Midnight Man" e "Hi! Hi! Hi!", e algumas mais românticas como "Innocent Love" e "Lorren".

 

O ano seguinte (1987) começa com a comemoração de 10 anos da cantora na gravadora Virgin, rendendo uma compilação e até mesmo um documentário (Ten On One) sobre o dia a dia da cantora. Dois singles inéditos eram lançados: "Everlasting Love" e "Stop For A Minute". No ano seguinte ela se casara com Cretu, atua como atriz em uma série policial na TV alemã e parte para a ilha de Ibiza (Espanha), onde mora atualmente.

 

Secret Land é lançada com mais ritmo em relação aos dois primeiros álbuns. Além do single homônimo, "Heaven Can Wait", "We’ll Be Together" (escrita pela cantora) e "Around My Heart" eram canções dançantes que, embora que elas conseguiram as primeiras posições das paradas, não alcançaram a mesma 1ª posição de "Maria Magdalena" e "In The Heat Of The Night". Michael começa a tocar com os The Thiers e cria o Enigma, projeto de maior sucesso que continua até hoje, graças a "Sadness", seu primeiro e maior single. Neste mesmo tempo, Sandra lançava Paintings In Yellow, bastante semelhante a Mirrors, mas com algumas diferenças. O primeiro single, "Hiroshima" (canção de Emerson Lake and Palmer), já falara do ataque nucelar a região japonesa, matando mais de 220.000 pessoas e deixando milhares de vitimas afetadas pela radiação. Paints tinha canções mais animadas como "A Big Insanity" e outras mais contemporâneas. Sandra é ativista na luta contra o maltrato aos animais e em "Johnny Wanna Live" ela denuncia estes mal tratos (vale lembrar que no primeiro single, Sandra falara de seu amor a um cãozinho).

 

Um ano antes de Sadness e Paints In Yellow, Sandra participou de um movimento contra o desmatamento que continha grandes nomes, como Tina Turner e Chaka Khan.

 

Em 1992 Sandra lançava Close to Seven e mais uma compilação (18 Greastest Hits). O álbum (Close) tem canções mais contemporâneas como "Don’t Be Agressive" e "Steady Me", porém "I Need Love" era mais rítmica que os demais. "When The Rain Doesn’t Come" denuncia a prostituição e foi escrita pela cantora. Depois deste álbum, ela dedicara mais tempo à família, mas vivenciou momentos de pânico com a morte de seu irmão, Gaston, dias antes do nascimento de seus filhos Nikita e Sebastian.

 

A pausa: Em 1995, ainda grávida, Sandra lançou Fadding Shades, com canções harmoniosas, ao estilo de The Cross of Changes do Enigma (1994). Passaram-se 4 anos para que My Favourites ser lançado e, com ela, uma nova versão de "Secret Land", com uma Sandra mais talentosa do que antes. Apesar da felicidade dos fãs, outra pausa foi feita.

 

Esta era para ser a capa do álbum de 2002: The Wheel of Time.

 

Em 2001, ela lançou "Forgive Me", que não ficou muito tempo nas rádios alemãs. Porém, meses depois, para a felicidade dos fãs, ela lançou o single "Forever" e mais tarde o álbum The Wheel of Time. Mais dois singles eram lançados mais tarde: "Such a Shame", uma regravação do sucesso do Talk Talk, e "I Close My Eyes". No ano seguinte, conheceu DJ BoBo com quem realizou um single extraordinário: "Secrets of Love", de 2006.

 

Apesar de voltar a ter grandes aparições nas TV europeias e de ter lançado mais duas coletâneas (The Essencial of Sandra, de 2003, e Reflections, de 2006) faz mais uma pausa, desta vez, por um sério desentendimento.

 

A separação: Depois de longos anos ao lado de Michael, ela terminou seu casamento por motivos pessoais e profissionais. Em uma entrevista, de 2007, ela ainda diz “não querer mais saber das novas canções dele”. A partir de então, Jens Gad tornou-se seu novo produtor.

 

Sandra, enquanto esteve dedicando seu tempo à família, escrevia canções. Em 2007, ela lançou-as em seu álbum: The Art of Love, dedicada ao seu irmão, que até esteve entre os 20 melhores álbuns na Alemanha. Desta vez, ela passou a viajar por toda a Europa para divulgar seu álbum, além de cantar suas melhores canções. Só que, ao final daquele ano, ela quase morre após um acidente em uma pista de ski. Um terrível susto.

 

Em 2009 dois álbuns foram lançados: Back to Life e a coletânea The Platinium Collections. Os singles "In a Heartbeat" e "The Night is Still Young", gravada junto com Thomas Anders (ex-Modern Talking) provaram que ela realmente mudou seu estilo musical, retratada em The Art of Love.

 

Um novo amor: Em 2008, ela conhece Olaf Menges, um produtor musical. Os dois começaram a namorar e em 1º de março de 2010 se casaram na ilha de Seychelles. Para a cantora, Olaf a fez redescobrir o amor.

 

Atualmente: Sandra participou do projeto de Conny Conrad: “Rock For Your Children”. Em 2012 foi lançada a compilação So80s, produzida pela dupla Blank & Jones. Em 11 de Maio, às vésperas do seu aniversário de 50 anos, lançou “Maybe Tonight”, o primeiro single de seu novo álbum Stay In Touch, que foi lançado mundialmente à meia-noite do dia 26 de Outubro. O segundo single deste álbum é “Infinite Kiss”, que foi lançado mundialmente no dia 02 de Novembro, porém apenas em edição digital. O clipe de Infinite Kiss, gravado durante um show em Varsóvia (Polônia), foi lançado na tarde de 24/10/2012 e já tem cerca de 120 mil visualizações no Youtube.

 

Sandra se separou de Olaf Menges em 01 de setembro de 2014. Desde então, ela dedica-se a nova canção "Breath In" e nova compilação "The Very Best Of Sandra", ambas feitas em conjunto com os fãs.

 

Em dezembro de 2016, ela decidiu entrar de vez nas redes sociais (até então somente havia o Facebook), tendo perfis oficiais em YouTube, Twitter, VK e um novo site oficial.